Powered By Blogger

domingo, 15 de setembro de 2013

Matrix e a Narrativa Transmídia

O post de hoje é sobre Matrix! Sim, Matrix (1999) a história transmídia que deu um nó na cabeça de muitas pessoas. Para começar, o que foi Matrix? O filme contava a história de Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que também é um hacker, penetra sistemas ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido de "Neo". Neo também tem estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, Neo começa a ter dúvidas sobre a realidade. E durante a sua vida como um hacker, Neo também descobre algo conhecido apenas como a "Matrix". Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Neo descobre que é, assim como outras pessoas, vítima dessa Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Neo, é o aguardado Messias capaz de enfrentar a Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade. O filme Matrix para algumas pessoas foi uma super produção que foi buscar referências em religiões e seitas como o budismo, espiritualismo, ocultismo, filosofia de George Orwell, messianismo, mitologia grega e celta entre outras... Pensando nos personagens dos filmes como, por exemplo, que Neo faria referência à Buda ou Cristo e o Arquiteto fizesse referência à Maçonaria, em muitas “análises” dos filmes na internet vemos que cenas, efeitos e trilhas podem fazer analogias a outras coisas.
Para a comunicação, como dito anteriormente é uma história transmídia que se desenrolou através de múltiplas plataformas de mídia como cada peça contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo. Primeiramente foi divulgado o primeiro filme da série instigando os consumidores a se perguntarem e terem a curiosidade de saber “O que é Matrix?”. Ao fim do filme não tiveram muitas respostas...
Em 2003 foi lançado Matrix Reloaded, que surgiu com mais personagens e fazendo mais nós na cabeça de alguns consumidores, que terminou com a promessa de que tudo faria sentido no terceiro filme, Matrix Revolutions. Os cineastas tiveram a ideia geniosa de plantar pistas que só fariam sentido quando jogado o game, abordaram uma história paralela, que foi revelada por uma série de curtas de animação que tinham de ser baixadas pela web e vistas num DVD separado, Matrix Reloaded quebrou todos os recordes de bilheteria entre os filmes adultos, o vídeo game vendeu mais de um milhão de cópias em sua primeira semana no mercado, antes mesmo do filme ser lançado.Certos acontecimentos estão presentes apenas no jogo, outros, em apenas um dos filmes. Mas ambos constantemente faziam referência aos acontecimentos exclusivos dos outros, o que gerou insatisfação em alguns espectadores, que não conseguiram entender totalmente a história.
Os autores, os irmãos Wachowski fizeram a história transmídia perfeita, lançaram o primeiro filme para estimular o interesse, colocaram alguns quadrinhos na web para sustentar a curiosidade, publicando animes antes do segundo filme, lançando um game junto com o segundo filme, para entrar na onda da publicidade levando todo o ciclo a conclusão do terceiro e último filme Matrix Revolutions e assim transferindo toda a mitologia da história para um jogo on-line para jogadores em massa.
Algumas curiosidades: Matrix ganhou o Oscar de Melhor Edição, Melhores Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. O filme custou 65 milhões de dólares e rendeu mais de 456 milhões. O sucesso do filme fez Keanu Reeves ver sua popularidade aumentar vertiginosamente, lembrando que Ewan McGregor (que ficou famoso em Moulin Rouge - Amor em Vermelho) e Will Smith recusaram o papel. Tom Cruise também foi cotado para viver Neo. O ator Jet Li não participou das sequências de Matrix porque pediu US$ 13 milhões de cachê, contra US$ 3 milhões que foi oferecido. A atriz Gloria Foster faleceu em meio às filmagens das sequências de Matrix. Ela já havia rodado a maior parte de suas cenas em Matrix Reloaded, mas não havia ainda rodado cena alguma de Matrix Revolutions. Para substituí-la os produtores contrataram a atriz Mary Alice, que também dublou a personagem para o jogo "Enter the Matrix", sendo também necessário modificar o roteiro para justificar a troca de corpo da personagem Oráculo. Inicialmente, seria a atriz e cantora Aaliyah quem interpretaria a personagem Zee, até seu falecimento em um acidente aéreo em 25 de agosto de 2001. Mais uma curiosidade é que Matrix Reloaded foi banido no Egito, por ser considerado "religioso demais".
Ao assistir o filme, você é tão envolvido pela história que começa a se questionar se tudo a sua volta é real mesmo! As cenas de ação são fantásticas e algumas se tornaram clássicas, como os movimentos em câmera lenta, Neo desviando das balas. E os acidentes? Carrie-Anne Moss quebrou uma perna, Laurence Fishburne fraturou um braço, Hugo Weaving feriu o pescoço e Reeves fraturou o pé esquerdo durante os treinamentos. Assim finalizamos nosso segundo post, se ele aguçou sua curiosidade assim como Matrix, fique ligado e aguarde a próxima postagem!
Por: Jaqueline Ferreira - Equipe Mundo Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário